sexta-feira, 14 de junho de 2013

A palavra é de... Sylvia Debossan Moretzsohn**

O Rio de Janeiro continuará lindo?

Uma ode à alegria e, talvez, à esperança: Gilberto Gil compôs “Aquele Abraço” num momento de especial angústia – a necessidade de exilar-se, após ter sido preso, com Caetano Veloso, em 1969 –, em um contraste claro com o sentimento de medo que se espalhava naquele período em que a ditadura entrava em sua fase mais violenta. A canção se tornou um ícone entre tantas as que exaltam a beleza do Rio e o “espírito” do carioca.

O editor de cidade do jornal O Globo* tem percepção diferente. Após nove anos fora, retornou em janeiro e exercitou seu “distanciamento crítico”, demonstrando surpresa com a precariedade dos serviços e as diversas manifestações de incivilidade que encontrou. “No Rio, tudo parece tocado pela incompetência ou pela falta de qualidade”, escreve, em sua coluna de estreia, no sábado (8/6).

Batizada justamente de “Panorama Carioca”, a coluna diz mais sobre seu autor: os ambientes que ele e seus amigos frequentam, nos quais não recebem o atendimento adequado, e de onde, seguramente, continuarão a surgir muitas pautas. Não leva muito em consideração referências históricas e culturais para esse comportamento: “Prefiro acreditar nos mais pragmáticos: falta investir em treinamento”.


* Gilberto Scofield Jr, publicado aqui neste blog ontem, 13/06.

** Leia a íntegra do artigo de Sylvia Debossan Moretzsohn no Observatório da Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário