quarta-feira, 19 de junho de 2013

Arca do Tesouro

Pintura –  Sir Joshua Reynolds (1723/1791)

O pintor: Joshua Reynolds nasceu em Plympton, Devon, em 16 de julho de 1723. Como demonstrou desde cedo um talento natural para o desenho, foi estudar com Thomas Hudson, o mais famoso retratista desse tempo. Depois passou dois anos na Itália, onde se apaixonou pelos mestres do classicismo. Voltou para a Inglaterra e de 1743 em diante, foi morar em Londres, que adotou como residência até morrer.

Reynolds, além de excelente retratista, colorista de mão cheia e dono de uma técnica apuradíssima, era homem muito culto e preferia mesmo o convívio com escritores e poetas do que com colegas de ofício.
Foi um dos fundadores da Sociedade dos Artistas, depois transformada em Real Academia de Arte e da qual foi o primeiro presidente.

O rei George III apoiou e patrocinou a instituição, sagrou Reynolds cavalheiro e ele desempenhou seu papel tão bem que até hoje a política da Academia pouco mudou. Era tão respeitado como intelectual entre seus contemporâneos, que basta dizer que James Boswell dedicou a ele o seu monumental “A Vida de Samuel Johnson”, editada em 1791.

Mestre em retratar crianças, um dos temas mais difíceis para qualquer pintor, ele conseguia captar sua inocência e o ar ora travesso ora tímido dos pequenos, sem excesso de pieguice ou frieza, no meio termo exato. Seu grande rival na arte dos retratos, Thomas Gainsborough, um dia exclamou e ficou registrado: “Maldito seja! Ele não se repete nunca!”.

Joshua Reynolds faleceu em 23 de fevereiro de 1792 em sua casa de Leicester Fields, Londres, e está enterrado na Catedral de São Paulo.




O retratoMiss Jane Bowles (1775/76) estava com quase 4 anos quando Joshua Reynolds foi convidado por seu pai para lhe pintar o retrato. O pai de Jane, Oldfield Bowles, pintor também, sabia que estava escolhendo o melhor, mas sabia também que as crianças são modelos difíceis. Então convidou Reynolds para jantar em sua casa. Na hora da sobremesa, foi permitido que Jane fosse até a sala de jantar onde se sentou ao lado do grande pintor.

Reynolds, mestre também na arte de contar histórias e cativar pessoas, conquistou a simpatia da menina que, no dia seguinte, acompanhada de seu adorado cachorrinho, não se negou a ir visitar aquele senhor tão engraçado e brincalhão e onde se sentou com uma expressão animada e divertida, que ele captou com maestria, para que nunca mais se perdesse.

Acervo Wallace Collection, Londres
Encyclopaedia Britannica (Ed. 1973)


por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa
Da seção Obra-Prima do Dia publicada originalmente no Blog do Noblat em 23/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário