domingo, 9 de junho de 2013

Arca do Tesouro

Escultura: Gattamelata (1445 /1454)




Erasmo de Narni, mais conhecido como Gattamelata, foi um dos mais famosos “condottieri”, ou mercenários, da Itália renascentista formada por cidades-Estado.

Uma cidade não podia arcar com um exército regular, por dois motivos: não havia dinheiro para montar e manter um exército e também não poderiam alistar todos os homens em idade útil, pois o que seria da vida na cidade e no campo? Outro fator, e não menos importante: não tendo ligações com as famílias da cidade, o "condottieri" dificilmente participaria de conspirações.

Os “condottieri”, soldados profissionais, juravam servir ao rei que lhes pagava. Como não havia um governo central, nem sequer uma nação, foi um sistema que funcionou razoavelmente bem, se levarmos em conta que eles eram sobretudo aventureiros.

Gattamelata nasceu em Narni, na Úmbria, no ano de 1370. Seu apelido pode ter dois significados: “gato melado”, ou seja, gato astucioso, escorregadio, ou por ser filho de Melania Gattelli. Seja como for, foi com esse apelido que se tornou célebre.

Na casa onde nasceu há uma placa que diz: "Narnia me genuit Gattamelata fui” (Nasci em Narnia, fui Gattamelata). Gattamelata terminou seus dias como governador militar de Pádua, cidade onde sua estátua pode ser vista.

A estátua, enorme, de autoria do grande escultor Donatello, com 3m70 de altura (foto acima, detalhe), é nitidamente baseada na célebre estátua de Marco Aurélio* que se tornou o protótipo para estátuas honrando heróis militares.




Na foto acima, a estátua em seu pedestal, diante da Basílica de Santo Antonio, da qual se vê a cúpula à direita.

A obra de Donatello é uma mostra poderosa do respeito que na Renascença italiana se devotava aos comandantes militares, já que só chefes de Estado recebiam tal honraria. O casco do cavalo repousa num orbe, o antigo símbolo do controle sobre a terra.

E apesar de Gattamelata ter falecido com mais de setenta anos, o escultor preferiu representá-lo no auge de sua força.

Com Gattamelata, as estátuas equestres de Marco Aurélio (na Piazza del Campidoglio, Roma) e de Bartolomeo Colleoni (em Veneza) são consideradas os três mais perfeitos monumentos em seu gênero.


Pádua, Itália


por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa
Da seção Obra-Prima do Dia publicada originalmente no Blog do Noblat (08/11/2011) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário