terça-feira, 25 de junho de 2013

João Bosco Rabello

Pacto: só princípios não neutralizam as ruas

Os enunciados do pacto político proposto pela presidente Dilma Rousseff a governadores e prefeitos evidenciam erros próprios da pressa com que foram alinhavados, na esteira das manifestações de rua das últimas semanas. À exceção do plebiscito pela reforma política, de inspiração do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), a pauta, por si só, não sugere consistência para uma trégua.

A começar pelo pacto de responsabilidade fiscal, cujos efeitos para a economia só serão objetivos se o forem igualmente os pontos que determinarão sua abrangência e sinceridade. Dito como foi, tem efeito zero, até porque foi o governo federal que mais flertou com a flexibilização do princípio, assim como o fez com a inflação, além de negligenciar o alerta sobre a necessidade de reduzir a desconfiança do mercado.

O governo parece também alheio à ineficiência da gestão como causa a impulsionar o movimento. É o que sugere a proposta de mais médicos estrangeiros dissociada da melhoria das condições dos hospitais, reclamação maior e recorrente dos médicos brasileiros e dos pacientes. Ou a transformação da corrupção em crime hediondo.

Esta última é mais do mesmo: à falta de punição responde-se com mais legislação. O próprio partido do governo recusa-se a aceitar julgamento do Supremo Tribunal Federal que condenou alguns de seus dirigentes e faz do Congresso Nacional trincheira para desmoralizar a sentença. Adiantaria, nesse caso, aumentar as penas?


Ler a íntegra no Estadão.com.br, de 24/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário