terça-feira, 11 de junho de 2013

O Terceiro Homem (1949)

'O Terceiro Homem' é um de meus 10 filmes favoritos. E daí, dirão vocês? Daí que resolvi mostrar aqui essa pérola que encontrei no You Tube: a cena mais brilhante desse filme que tem em cena, e atrás das cenas, algumas das figuras mais interessantes do século 20. Um filme onde tudo parecia ter nascido para aquilo mesmo, inclusive o cenário: Viena, logo depois da guerra, dividida em quatro zonas.

O diretor é o inglês Carol Reed; a marcante trilha sonora é de Anton Karas; o roteiro saiu de um conto de Graham GreeneJoseph Cotten interpreta o escritor americano amigo de escola de Harry Lime.

E quem é Harry Lime? Apenas o receptador de penicilina roubada dos hospitais militares de Viena, que dilui  e revende no mercado negro, o que leva a muitas mortes e horrores piores que a morte.

Lime é o protótipo do canalha, um dos mais abjetos e completos fdp que o cinema já produziu. Curiosamente, seu tipo está 50, 60 anos à frente do estilo de canalhas de seu tempo. Faz o gênero cavalheiro elegante e cultivado. Ele parece um dos que vemos nos noticiários de hoje em dia, sem tirar nem por.

Mas Harry Lime seria quem passou a ser na história do cinema se não fosse interpretado por Orson Welles? Tenho a convicção que não. 

E a cena abaixo, na roda-gigante do Prater de Viena, chave do filme, seria o que é se Orson Welles não tivesse criado parte do diálogo? Não, não seria.

Espero que gostem. Se não gostarem, sinto muito...



O Terceiro Homem

Nenhum comentário:

Postar um comentário