terça-feira, 9 de julho de 2013

A palavra é da... Revista Época

Depois da Copa das Confederações, estádios enfrentam queda de público

Estádios que sediaram a Copa das Confederações "alugam" jogos e enfrentam queda de públicos na volta do Campeonato Brasileiro

Redação Época, 08/07/2013


Mané Garrincha: o melhor público no Brasileirão - Foto: Bruno Spada/STR/Getty Images


Com o fim da Copa das Confederações, é possível dizer que o torneio foi um sucesso de público. Com média superior a 50 mil pagantes, o torcedor brasileiro lotou os estádios durante a competição. Levando-se em conta a primeira rodada na volta do Campeonato Brasileiro, não é o que veremos no torneio nacional. 

Somando os quatro jogos que foram realizados em estádios da Copa das Confederações no último fim de semana, a média de público foi quase metade da vista em junho, com 26.977 pagantes. Mesmo assim, a média é superior a melhor vista em 2012. No ano passado, o Corinthians foi o clube que mais levou gente ao estádio, tendo em média 25 mil torcedores por jogo. 

Mas as arquibancadas poderiam estar mais vazias caso alguns estádios não recebecem as maiores torcidas do país. Ainda sem poder jogar no Maracanã, os clubes cariocas foram "alugados" por algumas arenas para garantirem que os torcedores locais sigam com o ambiente criado durante a Copa das Confederações.

O caso de maior sucesso foi o do Flamengo. Com 52.825 pagantes, o Mané Garrincha recebeu o segundo maior público do Campeonato Brasileiro na partida entre os rubro-negros com o Coritiba, mas mesmo assim o número foi inferior aos 67.423 pagantes na estreia da Seleção Brasileira contra o Japão. 

Já o clássico entre Botafogo e Fluminense na Arena Pernambuco decepcionou. Apenas 9.669 pessoas viram a vitória alvinegra no domingo (7), público menor do que até mesmo o visto um dia antes, quando 19.414 torcedores assistiram o Náutico ser batido pela Ponte Preta, número próximo do registrado no pior recebido pelo estádio na Copa das Confederações, quando o Uruguai goleou o Taiti por 8 a 0, com 22.047 espectadores.

Já a Fonte Nova contou com o fanatismo da torcida do Bahia e a massa corintiana para colocar 23.715 pessoas no estádio na vitória dos paulistas por 2 a 0. O público foi quase o mesmo do de menor recebido pela arena no torneio entre seleções, quando 26.769 pagantes conferiram a partida entre Nigéria e Uruguai. 

A volta do torneio nacional ainda marcou dois incidentes dentro dos estádios. Na partida do Flamengo, um torcedor chegou a jogar um copo dentro do campo, mas foi detido após ser denunciado pelos próprios flamenguistas. No clássico carioca, o caso foi um pouco mais grave. Um torcedor pulou o muro, invadiu o gramado e foi em direção ao atacante Fred. O fã conseguiu beijar os pés do artilheiro, tirar uma foto e voltar às arquibancadas sem ser pego. 


                                                                  *******

Obs - Numa boa, nós, sociedade brasileira, sabíamos que isso ia acontecer, não é? Só quem não sabia eram as Autoridades. Eles têm tanto em que pensar, tanto trabalho a fazer, tantas viagens a realizar, tantas reuniões a organizar, que esses pequenos detalhes passam desapercebidos... MH 

Nenhum comentário:

Postar um comentário