terça-feira, 16 de julho de 2013

A palavra é de...Belmiro Valverde Jobim Castor

Os hipercorretos

Ai, que preguiça ... O Ministério Público do Rio de Janeiro quer que seja anulada uma licitação para a contratação de serviços médicos visando atender os paticipantes das solenidades da Jornada Mundial da Juventude, na qual o papa Francisco estará presente. A argumentação é que o Estado brasileiro é laico e que as solenidades religiosas são patrocinadas por uma entidade não pública, pertencente à Igreja Católica; e, portanto, colocar dinheiro público nesse tipo de celebração é uma violação ao laicato estatal, bla, bla, bla.

Não é necessário oferecer ao dedicado membro do parquet estadual do Rio de Janeiro algumas sugestões de uso supostamente indevido de dinheiro publico com as quais ele deveria se preocupar antes de querer suspender o pagamento de menos de R$ 8 milhões para garantir aos milhões de fieis que irão ver o papa um mínimo de assistência médica. Sim, porque a saúde e a integridade do papa e do beautiful people que irá homenageá-lo estará bem cuidada; quem está descoberto, por enquanto, é o povão.

O argumento do Ministério Público poderia ser estendido a outras áreas: o caminhão dos Bombeiros que carrega as seleções nacionais vitoriosas deveria ser cobrado da CBF, pois a seleção brasileira de futebol não representa o ente nacional Brasil; o policiamento nas cercanias dos locais de grande afluência popular para assistir a um show de rock deveria ser cobrado, integralmente, dos patrocinadores dos artistas; o desvio do tráfego, idem ...

Enquanto o digno MP se preocupa com os R$ 8 milhões que irão ser gastos para atender os fieis e os não fieis que irão ver o papa, no Rio de Janeiro e no resto do país, outras coisas mais urgentes aguardam uma ação mais efetiva além da simples e burocrática "instauração de procedimento administrativo para apurar...".

Para ficar nas plagas cariocas, o festim dos guardanapos de Paris e os contratos anteriores que o financiaram, as viagens do amoroso cachorrinho Juquinha a Mangaratiba em helicóptero público, a corrupção miúda disseminada em todos os setores da vida pública carioca, os redutos da bandidagem intocados, onde quem cometer a imprudência ou o engano de se aproximar ou entrar corre risco iminente e real de morte, estão esperando.

Leia a íntegra em Brickmann & Associados 


Belmiro Valverde Jobim Castor é professor do Doutorado em Administração da PUC - PR.
Publicado originalmente dia 13 de julho de 2013 na Gazeta do Povo (PR), coluna Opinião


Nenhum comentário:

Postar um comentário