quinta-feira, 4 de julho de 2013

A palavra é... minha

  E não é que o Lula acertou?
Lula, ao comentar as manifestações, disse que elas são a consequência das mudanças sociais realizadas pelos governos do PT: "Isso é resultado do que foi feito nesses 10 anos".

Como sempre, ele entende muito melhor as massas do que qualquer outro.

E está, mais uma vez, certíssimo. Tudo que estamos vendo nas recentes pesquisas é resultado dos dez anos de PT, da gestão de Lula, Dilma e companheiros. Não resta a menor dúvida.

Só que nem todas as mudanças sociais são boas, algumas podem até ser péssimas, como a História já nos mostrou diversas vezes. 

Claro está que nunca fomos um país perfeito, completo e acabado. Nenhum é. Mas se já tínhamos pouco, o PT desmontou o que tínhamos.

Carlos Lacerda, o inimigo dos que só sabem pensar com metade da cabeça, foi o primeiro governador eleito do Estado da Guanabara (antigo Distrito Federal). Sem exagerar muito, mas o que esta cidade tem de bom e que mais se aproximou do século 20, foi feito por ele.

Seu secretariado era de primeira linha. A escola, no tempo de Professor Flexa Ribeiro, não era risonha e franca. Era séria e ensinava. A Saúde, no tempo do Doutor Marcelo Garcia, funcionava. Um exemplo que me é mais próximo: o Hospital Miguel Couto, no Leblon. Qualquer emergência, de qualquer um dos moradores lá de casa, era para lá que íamos.

Pois bem, Lacerda, assessorado pelo Dr. Nova Monteiro, que dirigia o hospital, criou o seguinte: o doente chegava e era atendido no que necessitasse. Depois, perguntavam a ele ou a um seu responsável se podia pagar pelo material usado. Podia? Então pagava e lhe entregavam um recibo. Não podia? Nada mais lhe era perguntado.

Torneiras que abertas, jorrava água; túneis ligando a Zona Norte à Zona Sul; parques; iluminação; casas populares; e uma coisa que nunca mais vi: o Governador apresentar na TV e no rádio, com frequência, uma explicação de tudo que estava fazendo e quanto estava gastando. Isso foi, em síntese, o governo Lacerda.

Dez anos de Lupetismo e o que vimos? O país reviravoltado de norte a sul. Para mim, uma dupla alegria: ver a meninada nas ruas entusiasmada e determinada. Seus cartazes são um pouco do samba do crioulo doido? São. Mas é que os problemas são tantos que a impressão que dão é de falta de rumo. Não é não.

São o grito preso na garganta, a vontade de berrar em alto e bom som o que falta em minha vida, em minha rua, em meu bairro, em minha cidade, em meu estado, em meu país!

Essa é a maior alegria. A segunda, e confesso também muito grande, são os anos em que apanhei ao publicar meus textos e ser malhada de tudo quanto é jeito apenas por criticar o que o PT tem de criticável e que agora inunda as ruas.

Com raríssimas exceções, argumentos bem fundamentados contra o que os articulistas dizem, é um sonho. Petista de truz gosta é de xingar quem escreve de tucana! Não sabe o que dizer? Ofende. 

E qual é a maior ofensa para esses bobocas? É chamar de tucana... 

Nem pra isso servem.


Do site Brickmann & Associados, em 1/7/2013

2 comentários:

  1. Não resisti a interromper um pouco o trabalho (que tem sido muito, em várias frentes) para aplaudir de pé este seu texto.
    Um beijo e entro em contato assim que puder.

    ResponderExcluir
  2. Outro para você, Bia, e que tudo corra bem e rápido... E um beijo em meu amigo. MH

    ResponderExcluir