segunda-feira, 15 de julho de 2013

Alerta Vermelho

Já escrevi um artigo sobre o 'Obituário'*** que o The Times, venerando jornal inglês, publicou sobre a morte do Bom Senso. E ontem tivemos a prova que isso não foi um boato. O Bom Senso morreu mesmo.

Uma amiga sugere que eu leia o blog da Hildergard Angel. Ela relata o casamento da neta do empresário Jacob Barata, dono de uma das maiores frotas de ônibus do Rio, com o filho de um empresário cearense do mesmo setor, realizado ontem no Rio de Janeiro.

Foi tudo muito triste. A violência dos manifestantes - pode parecer que eles estavam só com ironia, fazendo crítica social a um disparate sem tamanho - mas a maldade é, por si só, uma das maiores violências. Foi maldade o que fizeram com a noiva e o noivo.

Vou ser muito mal educada agora: mais triste ainda foi a burrice da família dos noivos. Ou seria mais do que burrice, a arrogância típica dos milionários, que acham que "conosco ninguém podemos"? Burrice + Arrogância: bomba de muitos megatons.

Num Brasil que anda demonstrando sua repulsa ao gigantesco desnível entre os poderosos e o resto da sociedade, realizar um casamento com pompa como a descrita, é menosprezar o sentimento da população do Rio. Sobretudo quando o dinheiro para aquilo tudo vem de um dos piores meios de transporte de todo o Brasil, o carioca.

A frota é caquética, sem conforto para os infelizes que são obrigados a usá-la, indescritível o horror da maioria dos ônibus que circulam pelo Rio e como ficam apinhados nas horas de pico.  Os passageiros sofrem e os motoristas também: ganham mal, trabalham muito, em condições sub-humanas, são uns sacrificados. Não admira que se detestem.

Tudo, como lembrou a colunista Hildegard Angel*, a lembrar a Revolução Francesa, da data da cerimônia ao Colar de Diamantes.**

E minha opinião, entramos em Alerta Vermelho, e dos mais vermelhos...

Está tudo com link. É só clicar no que interessar ler.


* Hildegard Angel

** O Colar da Rainha

*** Obituário 

3 comentários:

  1. Realmente Maria Helena. Todos ali erraram mas a arrogância dos que fizeram aviõezinhos com dinheiro acaba anulando qualquer falha que tenha ocorrido do outro lado. Foi de doer. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Lilyane, você leu a descrição da festa? O pessoal dos aviõezinhos é da mesma estirpe. Um acinte. Eu não consigo compreender esse luxo desmedido, brega, cafona. Está demais. Até o papa, até Elizabeth II andam baixando a bola. Chega de tanta exibição de riqueza. chega de tanta indiferença com o Brasil. bj,
    MH

    ResponderExcluir
  3. Fugindo um pouco do post, recebi na semana passada via e-mail duas fotos: uma do PM britânico David Cameron em pé num trem do metrô londrino e a outra, ao lado, do nosso governador Sergio Cabral subindo num helicóptero. Não sei quantos helicópteros Mr Cameron deve ter à sua disposição, mas não creio que sejam 6 (antes da "grita" eram 7) que o nosso felizardo governador tem.
    Abs,
    L C

    ResponderExcluir