quarta-feira, 17 de julho de 2013

Arca do Tesouro

Aleksander Rodchenko

Fotografia:  Retrato de sua mãe (1924) e Escadaria (1930)

Aleksandr Rodchenko, pintor, escultor, designer e fotógrafo, era neto de um servo e filho de uma lavadeira. Quando ele nasceu, em 1891, seu pai era funcionário num teatro em São Petersburgo. Mas muito menino ainda sua família mudou-se para Kazan, onde Aleksandr foi matriculado na Escola de Belas Artes. Fez o curso completo, de 1910 a 1914, e depois se mudou para Moscou, com o propósito de aprimorar seus estudos na Escola Stroganov.

Foi quando seu traço, inspirado no Art Nouveau, sofreu enorme transformação, resultado da pesquisa que empreendeu nos aspectos formais e materiais da arte, primeiro estudando as leis do cubismo e depois se entregando às inovações radicais de duas figuras que passou a admirar, Malevitch e Tatlin.

Rodchenko conheceu os dois logo que chegou a Moscou, quando já parecia que os dois artistas seguiriam caminhos opostos. (...) Assim mesmo foi grande a influência de Malevitch e Tatlin na obra e no espírito de Rodchenko. (...) Rodchenko seguiria os caminhos desbravados por esses dois grandes artistas até abandonar e rejeitar a pintura, em 1921.


                                                                           A mãe (detalhe)


(...) Em 1928 Rodchenko comprou uma Leica por julgar que essa máquina tinha um formato cômodo e um modo de operar simples e rápido. A Leica passou a ser sua ferramenta de trabalho preferida.

Pouco a pouco, a fotografia de Rodchenko foi dominada pela linha como elemento artístico. Gostava de integrar grelhas, escadas, ou fios de metal em suas composições fotográficas convertendo as linhas formadas por esses objetos em estruturas abstratas construtivistas. “Escadaria”, de 1930, e “Garota com Leica”, de 1934, estão entre as mais célebres fotografias dessa linha construtivista.


                                                                      Escadaria


Em 1930, Rodchenko se uniu ao grupo “Outubro”, sem dúvida nenhuma a mais importante organização de arte fotográfica e cinematográfica dessa época. Entre 1933 e 1941 ele trabalhou para o jornal “SSSR na stroike” (URSS em construção), que fundara junto com Varvara Stepanova, sua mulher, artista como ele.

Em 1941, ao que se saiba, ele largou a fotografia. Em seus últimos anos volta a se dedicar à pintura de cavalete. Abandonou os temas ligados à atividade ideológica e passou a se dedicar a temas não figurativos. Faleceu em Moscou, no ano de 1956.


Acervo Família Rodchenko


por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa
Em parte transcrito da seção Obra-Prima do Dia do Blog do Noblat (22 e 24 de fevereiro de 2010)

2 comentários:

  1. Que maravilha, Maria Helena, o Sobre Isso e Aquilo voltou.
    Estava fazendo muita falta.
    Já está nos favoritos.
    Sucesso.
    Emerson de Andrade.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Emerson. Volte sempre, um abraço, MH

    ResponderExcluir