domingo, 28 de julho de 2013

'Bergoglio é outro modelo de Igreja', por Marco Politi

Vaticanista diz que Papa mandou mensagens claras de que não será um monarca absoluto

Deborah Berlinck, O Globo

Autor de vários livros sobre o Vaticano, o mais recente “Joseph Ratizinger, a crise de um Papado” , o jornalista Marco Politi, um dos vaticanistas mais respeitados de Roma, contesta quem diz que o Papa Francisco tem apenas um estilo diferente dos outros. Para ele, o argentino vai marcar o fim de uma era de Papas monárquico-imperialistas. Vozes críticas surgiram entre os laicos, e o Papa vai enfrentar fortes resistências no Vaticano com o tempo, prevê. “Não querem reconhecer a virada”, diz Politi.

Quatro meses depois de eleito, em que este Papa é diferente?

Ele tem um aspecto comunicativo, carismático. É um homem que consegue transmitir aos crentes e não crentes a importância da fé, não como dogma ou doutrina, mas sim como modo de vida e valores caracterizados pela misericórdia, ternura, humanidade. É um Papa político. Na composição do conselho de oito cardeais (que vai propor uma reforma da Cúria Romana) ele escolheu todas as correntes da Igreja: tem progressista como Oscar Andrés Maradiaga (cardeal-arcebispo de Honduras), mas também o cardeal conservador George Pell, da Australia, e um centrista ligado à Ratzinger, como o cardeal Reinhard Marx (da Alemanha). O Papa poderá sempre justificar decisões dizendo: foram tomadas por todos.

Leia a íntegra no Jornal O Globo

2 comentários:


  1. Tirando os imprevistos da má visão de alguns dos organizadores, a Jornada foi um sucesso, graças aos 3 milhões que se deslocaram para o Rio de Janeiro. Afinal, é gente "pra caramba", não Maria Helena?, e não aconteceu nada de grave, GAD. Parabéns a eles e ao Papa e assessores.

    ResponderExcluir
  2. È verdade. Correu tudo da melhor maneira possível. Pena a inacreditável "calma" de nossas autoridades...

    ResponderExcluir