domingo, 21 de julho de 2013

Memento

Americanos e pernambucanos têm uma mania em comum: tudo deles é o maior do mundo. Os meus queridos recifenses ainda não chegaram ao ponto de dizer que o Capibaribe é o maior rio do mundo. Não foram tão longe. 

Já os americanos vivem dizendo que o Mississipi é o maior rio de todos. Somam o Missouri com o Mississipi, os espertinhos. Maior, não é mesmo. 

Mas que os dois banham cidades interessantíssimas, isso lá é verdade. Fazem parte da literatura, da música e da História de seu país.

Eis um mapa para vocês relembrarem das aulas de geografia: 



2 comentários:

  1. Essa coisa de ver Rio em Mapa é bastante interessante e nos trás surpresas. Trabalhei num lugar chamado Trombetas, banhado por um Rio do mesmo nome e afluente do Amazonas. No mapa uma titica, Ao chegar lá me dei conta que o Rio chegava na Venezuela e tinha pontos que não se via a margem do outro lado. No mapa pequenininho.
    Numa noite de luar, em Trombetas,como hoje, fiz uma analogia, para introspecção da turma. Meio sem ter o que fazer no de uma selva,de uma obra e de um monte de gente trabalhando, e a bauxita queimando nossos olhos.
    "As pessoas são que nem rio visto no mapa, pequinininhos quando os conhecemos crescem, mas tem vezes, que os rios não mais existem,secaram como algumas pessoas." Hummmmmmmmm entendeu? tem engenheiro em Trombetas que está introspectando até hoje,,,,,

    ResponderExcluir
  2. É o que diz o Harry Lime (personagem do Orson Welles em O Terceiro Homem, lembra? Do alto somos só pontinhos... Paulinho, é muito bem te ver aqui!

    ResponderExcluir