quarta-feira, 24 de julho de 2013

Palavrinha

Assim não dá...

Não sei qual a intenção secreta, mas às vezes desconfio que seja matar de vergonha todos os cariocas com vergonha na cara e habituados a receber bem seus convidados. Assim, nas eleições, não terão os do contra nas urnas...

Sempre fomos uma cidade acolhedora... se bem que aquela 'história' do "apareça lá em casa", para os visitantes de fora, é muito verdadeira. Mas nosso coração abriga os que aqui vêm para morar. Isso é fato.

Ultimamente andamos meio à vontade demais. Há coisa de um ano e pouco um senhor que mora em Brasília e não é nem político nem jornalista, disse num jantar, para meu constrangimento: "O Rio anda muito sem cerimônia. Em tudo". O amigo que o acompanhava quis consertar, mas ele concluiu: "Andam todos vestidos como se estivessem no sofá de casa vendo TV, falam aos berros nos restaurantes e cafés, fazem pipi na rua com a maior calma, os namorados exageram tanto nos carinhos quanto nas brigas, o comerciante ou nos destrata ou nos rouba".

Tableau, como se dizia quando era jovem.

Ninguém da cidade teve como retrucar.

Agora, piorou.

Transportes de quinta; insegurança de humilhar os países em conflito desde sempre (nossa guerra é muito mais assustadora que as deles); preços nas alturas; o Juquinha de helicóptero pra lá e pra cá; e a sujeira nas ruas, culpa dos moradores e não do lixeiro, de enternecer a alma do Lula que tanto protege os catadores de papel.

Essa do metrô ontem, dia do teste final para os eventos em Copacabana... fiquei até com pena do Prefeito, sabiam?

2 comentários:

  1. Maria Helena, como disse um leitor no Estadão de hoje, depois de tantas falhas, Deus É mesmo brasileiro pois não aconteceu, até agora, nada de grave. E espero que não aconteça. E em Aparecida, agora há pouco? Uma chuva daquelas e só três guarda-chuvas a esperar o Papa saindo do helicóptero com aquele bando de gente credenciada? Não havia nenhum camelô por perto vendendo? Aqui em SP é só começar a cair três pingos e eles brotam do solo...

    ResponderExcluir
  2. Fiquei preocupada que ele se molhasse e depois ficasse com a batina molhada o tempo todo. Na nossa idade uma gripe pode ser um grande problema... Sabe de uma coisa, Lilyane? Ele também colabora. Pelo visto, é teimoso... Mas se eu já o achava simpático, hoje ele me cativou com seus gestos após a missa. É uma pessoa cativante esse papa. Parece genuinamente bom.

    ResponderExcluir