quarta-feira, 24 de julho de 2013

Ufa!..., por Maria Helena RR de Sousa

Uma vez petista, sempre petista, não é? Olhem como começa o artigo de Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, “Onde estará o Papa?”, que leio no Jornal O Globo desta terça-feira 23 de julho, segunda dia da visita do Papa ao Rio de Janeiro:

“O Papa Francisco chegou ao Rio sorridente, a ponto de contaminar a presidente Dilma, que parecia uma menina no dia de sua Primeira Comunhão”.

Não sei onde ele viu essa menina, pois não foi a que todos vimos discursar um discurso palanqueiro como são todos os que ela aprendeu com seu tutor, o ausente Luiz Inácio. Ela saudou o Papa como se ele fosse um eleitor e não o Pastor que aqui veio como missionário de Cristo.

Ele, inclusive, usou as mesmas palavras de São Pedro:  “Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo”.




Acredito que o Papa vá alcançar o coração da juventude. É simpático, fala em linguagem simples, não é pedante, nem se põe acima das pessoas comuns como um santo vivo caminhando sobre o fogo. Fica mais fácil segui-lo.

Porém penso que se ele quer orientar os jovens devia falar sobre o momento pelo qual passamos – a meninada nas ruas pedindo mais atenção e cuidado do Governo Federal e não, como disse dona Dilma ecoando Lula, uma juventude ambiciosa, já coberta de bênçãos pelos dez anos de PT, a querer mais...

Leio também uma pesquisa do IBOPE sobre o pensamento dos jovens: “Com opiniões que divergem das práticas da Igreja, a maioria dos jovens brasileiros apoia o uso da pílula do dia seguinte para evitar a gravidez (80%), o fim do celibato para os padres (74%) e a possibilidade de mulheres celebrarem a missa (61%). Quando se fala em casamento de pessoas do mesmo sexo, o resultado é apertado, mas 51% das pessoas com idades entre 16 e 29 anos concordam com a união”. Jornal O Globo

Não sei como o Papa Francisco vai sair desse imbroglio, os meninos querendo uma coisa que ele não pode dar, sob pena de ficar na História como o Papa que acabou com o catolicismo no Brasil.

Sou também de opinião que em seu dia de folga da agenda que promete ser pesada, ele podia fazer uma visitinha ao PM que foi incendiado por um coquetel molotov quando guardava o Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, local que ele insistiu seria – e foi – seu encontro com as autoridades brasileiras.

A polícia tem sido violenta? Mas qual deveria ser seu modus operandi diante do que fazem esses arruaceiros, os marginais, que não querem nada a não ser a destruição de tudo? Tratá-los a pão de ló?

Tem outro espinho em seu caminho carioca: frei Leonardo Boff, o ex-frade franciscano, que foi punido com o silêncio. Silêncio que ele só exerce nos púlpitos, porque artigos e palestras ele produz às centenas. Fala o que quer para quem quiser ouvi-lo. Parece que o Papa Francisco pediu seu livro para ler. Custo a crer que na Biblioteca do Vaticano não exista um exemplar desse livro... mas tudo pode ser...

Sem falar nas alopradas tupiniquins que imitam as que andam peladas pelo mundo em busca de holofotes e que começam a se exibir no Rio. Como tudo que vem do estrangeiro, logo copiamos, já repararam?

Coitado do Papa. Apesar de bem disposto, imagino que quando sentar na poltrona do voo da Alitalia que o levará de volta para Roma, vá dar um longo suspiro de alívio.

Como eu que direi, aliviada: “Ufa!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário