segunda-feira, 27 de maio de 2013

Palavrinha

O Glossário da Lenita

Às vezes tenho vontade de contar umas histórias que presenciei ou que me contaram. Não são histórias pessoais, propriamente, mas como contar, por exemplo, que já ciceroniei Charles Aznavour sem falar como tal maravilha aconteceu comigo?

Ou que já almocei com Rita Hayworth e Ali Khan sem falar no papai?

Por isso, quando entro num espaço novo, tenho que fazer o que fiz na Navetta ou no Blog 50AnosdeTexto do meu amigo Sergio Vaz: publicar um pequeno glossário de quem é quem na minha vida.

Vamos lá:

Papai e Mamãe:  sou uma felizarda. Tive dois pais - o que me gerou em 1937 e o que possibilitou que eu crescesse forte, saudável e mimadíssima desde 1938... Não há dia que não me lembre deles dois. Dela e seus muitos pitos e ensinamentos; dele e sua paixão pela daughter e pelo amigalhaço. E de sua bondade, generosidade, senso de lealdade aos amigos, exemplos diários de justiça e gratidão e senso de humor apuradíssimo!

Daughter: comecei a aprender inglês aos 4 anos. Papai achou muita graça de eu logo aprender a dizer daddy, mommy e daughter. E passou a me chamar de Daughter. Raramente me chamava de Lenita, só quando estava prestes a ter uma conversa séria.

Amigalhaço: era assim que ele chamava o neto que passou a chamá-lo de Vovô Amigalhaço. Eles se amavam de paixão.

Lenita: apelido que Adoniran me deu mal nasci e que pegou. Desde então toda a família e amigos de sempre, só me chamam de Lenita.

Paizão (Adoniran): nunca o chamei pelo pseudônimo artístico, como aliás ninguém da família. Para os pais ele era o Joanin, para os irmãos, cunhados e sobrinhos, o João. E para mim, ensinada por ele, o paizão. Mas desde que comecei a levar a sério a administração de seu legado, tornou-se mais fácil dizer Adoniran. Requer menos explicações.

Sobrinhos e sobrinhos-netos: filhos e netos de amigos ou primos a quem amo. Não tive irmãos, não posso pois jurar - mas acho difícil alguém gostar mais de um sobrinho só porque é parente do que eu dos sobrinhos que não herdei - escolhi.

Espero ter feito um bom glossário.

Quanto às histórias, virão quando surgir uma oportunidade ou quando me der na telha.





7 comentários:

  1. Maria Helena, no link para o "50 anos de texto" faltou um "s" (textos) e por isso a página não está entrando.
    Se digitarmos 50anosdetextos.com.br depois do http:// a página entra.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei tão afobada em avisar do link que nem coloquei o comentário propriamente dito.
    Lá vai:
    - Eu A-DO-RA-RIA saber direitinho a históriua de ciceronear Aznavour. Não sei os detalhes.
    - Rita Hayworth e Ali Khan também merecem um desdobramentozinho informativo...
    - Lembro-me dessa foto lá do "Adivinha Quem é".

    ResponderExcluir
  3. Essa sua foto é digna de pôster Maria Helena. Uma graça.

    ResponderExcluir
  4. Delícia de glossário sentimental, Lenita!

    Também quero saber as histórias de Aznavour, Rita e Ali Khan, quando lhe der na telha, é claro.

    ResponderExcluir
  5. Eu já gostaria das histórias com Adoniram!!!!!!! devem ser maravilhosas.......
    Abraçãooooooo
    Jotajo

    ResponderExcluir

  6. Coisa mais bonita é você, assim, de trancinha pra mim...

    Amei!!! Ratifico os amigos acima. De-ta-lhes! De-ta-lhes!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Lindo glossário, Maria Helena!
    E aguçou-nos a vontade de conhecer suas histórias com Aznavour, Rita, Ali Khan, e Adoniran tb, por que não ?
    Bj

    (amei a foto!)

    ResponderExcluir